quarta-feira, 10 de abril de 2013

Serviços grátis de Back-up!

 Comentário postado no blog do Invest and Survive que resolvi transformar em um post! Vai com todos os erros de português mesmo, pois estou sem tempo para arrumar:

Vamos lá... Backup 101.

Segundo este trecho do seu texto: "já que perdi cerca de 10GB de documentos e arquivos pessoais, 40GB de livros e arquivos e cerca de 450GB de vídeos, músicas e fotos."

Como fazer backup:

10gb de documentos e arquivos pessoais - mantenha uma copia dos arquivos que devem ser acessados recentemente em seu gmail/outlook. Vc nao so pode, como DEVE, utilizar o email como forma de fazer backup. A chance desses grandes emails sairem do ar é muito pequena.

Alem disso, para os outros arquivos (inclusive os recentes) divida-os entre os serviços de Backup na nuvem: Dropbox, SkyDrive e GoogleDrive. Mesmo sem pagar nada vc tem ai um montante de 20gb pra jogar o que quiser (arquivos lícitos, ok? Aquele seu torrent de filme pirata que vc baixou nao pode ir pra la, nem seus mp3s da Joelma).

Livros, vídeos e músicas - imagino que sejam todos piratas. Sendo assim, vc realmente precisa mante-los em sua maquina? Vc realmente sente falta de ter aquele filme do "De Volta para o Futuro" ou os 500 episodios de Lost? Acho que não... mas vá lá, para estes conteúdos piratas vc terá que comprar uma mídia física de armazenamento mesmo, nao tem pra onde correr.

Fotos e vídeos PRÓPRIOS - não sendo nada contrangedor (mesmo essas eu guardo no meu gmail :P) você tem um espaço virtualmente INFITO para armazenar suas fotos e vídeos, vou listar o que eu faço:

Fotos:
Facebook - Albuns no facebook permitem subir 100 fotos por albuns, sendo o número de álbuns ilimitados. Crie albuns PRIVADOS, assim so vc tem acesso a estas fotos.
PICASA - Armazenamento de 2GB (muito pouco, mas ja ajuda) para albuns
ORKUT (sim, o bom e velho) - permite subir muitas fotos tb, daqui a pouco vai se juntar com o Google+. Crie albuns privados e seja feliz.
Flickr - muito espaço para albuns privados
Dropbox - Use o Camera Upload do seu celular para fotos recentes, aumenta seu espaço e pode guardar até 3GB de fotos/vídeos. Dica: após atingir os 3GB mude essas fotos/vídeos para um local permanente. O espaço ganho no Dropbox continua!

Vídeos:

Youtube ftw (for the win!) - Espaço ILIMITADO, possibilidade de edição online e marcar os videos como privados. ALem de ser bem mais pratico do que ficar procurando em seu navegador pelos videos. Da um trabalho no começo, mas vale muito a pena.

Uma dica, nao confie em Pen Drives, sao descartaveis. Apenas para documentos transitórios. Utilize HD's externos de boa qualidade, nada de comprar marca desconhecida. Mas o melhor meio de manter um backup eh fazendo redundancia dos dados mesmo, que seja online (na nuvem) e offline ou ate mesmo online-online (mesmo dados replicados em servidores diferentes, por exemplo, google Drive e Dropbox). E, pra finalizar, fotos são melhores impressas. VOlta e meia tem promoção de "revele 100 fotos por R$ 0,06", aproveite! Eh a melhor coisa das fotos que atualmente ninguem se importa mais.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Moto!
    Que bom ver esse post aqui! Foi inspirador e me ensinou algumas coisas que eu não sabia. Acredito que na próxima semana terei meus dados de volta e já estou usando a sugestão do Gdrive.

    Ah, use a opção "excluir completamente", para apagar comentários sem deixar vestígios. Se você somente deletar o conteúdo, fica aparecendo que o comentario foi removido por um administrador do blog. Se esta for sua intenção, desconsidere.

    Um abraço e obrigado por compartilhar essas informações!

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O intuito era esse mesmo... Só pra saber em que post ele fez spam.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Preciso ate edita-lo!

      o Google subiu o limite para 15GB grátis no Gmail, Google+ e GDrive. Será compartilhado por conta.

      Excluir