quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Moto: economia e desabafo

Hoje resolvi falar de um tema que envolve um pouco de economia (no cotidiano) e um pouco de desabafo. Resolvi comprar uma moto há cerca de 3 anos atrás, mas, não uma moto qualquer. Eu queria uma esportiva! Nada contra os motoboys com suas CGzinhas, mas essa moto não me atende e (espero que) nunca me atenderá. Eu preferiria uma Scooter do que uma CG, se é pra ser fraca, que seja, pelo menos, confortável! Sei do que estou falando pois pilotei uma CG por quase um mês.

Comprei minha moto esportiva com uma ideia na cabeça: usar apenas finais de semana! Ledo engano, já nas primeiras semanas estava utilizando-a para ir para o trabalho. Eu conseguia ganhar cerca de 1 hora por dia (meia hora pra ir meia hora pra voltar) apenas economizando tempo de deslocamento. Eu podia sair em horário de rush que ainda sim conseguiria chegar a tempo – mesmo com uma moto maior, ainda é possível fazer “corredor”, sem tanta agilidade quanto os motoboys, mas, ainda assim, agilidade suficiente pra não ter que ficar em um local por 40 minutos andando a 3 km/h.

Pra quem tem curiosidade sobre qual moto eu possuo, é uma tipo essa aqui:


Apesar de ser uma moto esportiva, consigo fazer cerca de 20-22km/l com ela. Já no meu carro (que também é esportivo! Hahaha) consigo uma média de 8-9 km/l. A economia de combustível quando utilizo apenas moto é monstruosa. No fim das contas, o papel se inverteu: uso a moto dia de semana e o carro final de semana para sair com a (ex)patroa ou encontrar com os amigos (pau no cu desse governo que quer obrigar todo mundo a usar taxi depois de tomar 1 ou 2 latinhas de cerveja. Dá-lhe Waze neles!).

Depois de enrolar por tantos parágrafos e explicar o porquê de utilizar moto, venho fazer meu desabafo:

Desde que assumi uma nova posição na empresa preciso vir trabalhar todo almofadinha: barba feita, terno e gravata, sapato engraxado e cabelo arrumado. Quem tem que se enforcar (sim, porque colocar esse uniforme e ainda amarrar um pedaço de pano inútil em volta do pescoço para parecer mais formal é foda) todo dia para manter o padrão sabe que este tipo de vestuário não combina com o ato de “pilotar uma moto”. Principalmente uma esportiva, que tem posição de pilotagem desconfortável e invariavelmente vai amassar sua roupa em 100% das vezes. Isto pra mim nunca foi problema, eu ia trabalhar no máximo de camisa social, calça jeans e tênis ou sapatênis (sapato social jamais).

Pois bem, por causa da exigência do vestuário parei de ir trabalhar de moto. Ficou simplesmente impraticável. Quando eu a utilizo, às vezes, é na sexta (casual Friday é o caralho, é pior que nós outros dias, pois todo mundo desfila as camisas de marca que comprou em suas viagens bianuais para o exterior), porque posso usar calça jeans. Meus dias estão bem mais estressados, pego trânsito para ir e para voltar para casa e para um curso que estou completando à noite. Estou perdendo mais do que 3 horas por dia apenas de deslocamento e isso pra mim é inaceitável.

Como todos aqui no escritório sabiam que eu usava a moto para vir trabalhar ninguém nunca contou comigo para nada (tem mais ou menos umas 3 pessoas que moram “nas redondezas” da minha vizinhança), nem carona para ir nem carona para voltar do trabalho. E eu sempre achei isso ótimo! Eu odeio dar carona e odeio pedir também. Posso contar nos dedos quantas vezes eu pedi uma carona – prefiro pagar um táxi, só quando não tem jeito mesmo eu faço o desfavor de pedir uma carona para alguém.

Com a minha ida diária de carro para o serviço as caronas viraram uma constante! Além de pesar o carro (aumenta o consumo, mas estou pouco me lixando para o gasto da gasolina – eu só ando chutado mesmo) o tempo gasto aumenta consideravelmente. Escrevo este desabafo pois perdi TRINTA minutos em UMA RUA do lado da minha casa para dar carona para um colega de trabalho hoje. Sendo que ele mora do lado da minha casa e, em dias normais, eu gastaria no máximo 5 minutos para chegar até lá. Pra resumo de conversa, eu fiquei mais tempo entre minha casa e a casa do sujeito do que entre a casa do sujeito e o trabalho!

A partir de hoje começarei a dar todos os tipos de desculpas para não dar carona pra ninguém (sugestões?). Vou inventar de fazer cursos na puta que pariu da cidade, ou até mesmo em outra cidade, apenas para evitar carona. Além do papo chato de aturar (deveria ser proibido fazer perguntas antes de 10 da manhã) ainda vem a crítica com o modo que eu dirijo: vai se fuder, está pegando carona e ainda reclamando. Eu realmente ando rápido, corro para caralho, não me dou ao trabalho de piscar farol caso você esteja na faixa da esquerda – eu simplesmente vou lá e te corto. Trânsito já um desperdício de vida por si só (meu sonho era trabalhar no esquema de Home Office) e ainda temos que andar lentamente nele? Puta que pariu.

24 comentários:

  1. nao da pra levar as roupas para se arrumar no trampo e ir de moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levar terno dobrado na mochila/pendurado na moto nao rola.

      Excluir
  2. conviver contigo deve doer mais que um ser um chute no saco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve doer, só não é em mim! LOL

      NAUM MIM ENVEGE, TRABALE.

      Excluir
    2. NAUM MIM ENVEGE, TRABALE.

      um energúmeno desse veste terno e tem posição na empresa? deve ser o chefe dos porteiros kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Vantagem de seu um "Beta Fudido": ninguém me pede carona...

    Tenho um Uno 2001, fedendo a gasolina de tão estourado. O pessoal tem medo que ele exploda, deve ser isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara troquei de carro esse ano, entao fiquei cerca de 1 mes ate cair a grana do meu carro antigo na conta pra dar como parte do carro novo. Nesse meio tempo fiquei so de moto, tinha dia que chovia pra caralho e eu nunca pedia carona pra ninguem. Se eles nao tivessem pedido carona ngm ia saber q eu troquei de carro (nao fico comentando, ainda mais q na empresa a maioria do pessoal ganha salario lixo - até 1500 reais e tem uma porrada de estagiarios/officeboy que ganham mal e porcamente um salario minimo). Faco meu trabalho e boa. Nao cultivo amizades no trabalho, pra mim sao todos colegas.Ngm do meu circulo social do trabalho frequenta minha casa (nem frequentara). Happy Hour fico o minimo so pra fazer o social e ja vazo na hora certa pra nao render e ficar achando q ganhou liberdade comigo no dia seguinte.

      Excluir
    2. todo mundo ja sabe q vc é grilado com o pessoal do trabalho pq sente discriminado por causa das tatuagens. Sua autoestima é baixa demais e vc culpa os outros por isso.

      Excluir
  4. Nossa sua vida ficou uma merda completa dá pra que está mega puto e estressado..

    esse cargo cagou sua vida

    ResponderExcluir
  5. O sentimento que tenho quando estou no trânsito em SP é o mesmo de levar uma cagada de pombo na cabeça. Não sei porque associo as duas coisas.

    O meu sonho é trabalhar em home office, ou me mudar para um lugar mais estratégico. Andar de ônibus, metrô e trem, embora não faça me sentir um ser humano, ainda é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  6. Vc não perde essa mania de ser mimizento hein, cara... O que custa dar uma carona? Fala sério! Luta contra esse sentimento, cara, isso é egoísmo.

    Não tem como vc deixar umas peças de roupa no trabalho e se trocar quando chegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe cara, carona quando to com tempo cronometrado eh de fuder! Eu me organizo pra ficar o menor tempo possivel na ida e volta do trabalho pq trabalhar eh uma incrivel perda de tempo na vida de qualquer ser humano! 9h por dia enfurnado num escritorio com um monte de gente com cara de bosta (inclusive eu mesmo) tratando de assuntos que, sinceramente, estou cagando e andando, so pra receber a ração no final do mes... Qto menos tempo eu gasto na empresa + tempo de vida eu tenho!

      Mas hje msm, dei carona pra galera do setor ir almocar, por exemplo. Fizemos 2h de almoco e ate tomamos umas hahaha

      La nao tem como deixar roupa, talvez o blazer do terno. Mas nao eh uma pratica comum.

      Excluir
  7. Compra um Scooter, tem várias pessoas andando com eles por aí de roupa social, conheço inclusive um procurador municipal que vai trabalhar com um Citycom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ate cogitei pegar uma scooter, mas tenho que pegar estrada + via expressa pra ir trabalhar. Me da agonia e ate um pouco de receio andar com uma moto fudida nesses lugares. Alem disso, gosto de pegar a moto pra fazer passeios no fds... coisa de 600km bate-volta. Manter 2 motos + 1 carro fica inviavel.

      Excluir
  8. Dá uma estudada no Citycom 300 ( na verdade tem pouco mais de 250 cc), encara uma rodovia tranquilamente, e se for só pra ir trabalhar agora vc tem o PCX 150 da Honda tem nego falando aí que dá pra fazer até 40 km/l com ele, vc ganha o precioso tempo e economiza bastante gasolina.

    No caso do PCX não vi pessoalmente ainda mas a galera dos fóruns de motos vem falando bem dele (exceto a suspensão traseira que dá final de curso quando vc está com garupa) dizem que dá pra encarar rodovia sim mantendo uns 100 km/h, mas se vc gosta de velocidade esqueça pq o motor corta giro quando vc passa de 120km/h.

    Eu tenho uma intruder 125 que uso pra ir trabalhar e ir pra faculdade, como estou no ultimo ano e trabalho perto de casa (uns 5km) estou pensando para o ano que vem pegar uma scooter só pra ir trabalhar.

    Tbm li uns boatos que a yamaha vai lançar um scooter de 250 cc aqui em outubro, se lançar mesmo será minha primeira opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citycom 300 - R$ 14k
      PCX - R$ 8k

      O dia q eu gastar mais de 8k numa scooter pode me internar que eu vou estar com serios problemas! Ou vou estar mto rico! (espero q a segunda opcao hehe)

      Cara, depois que se acostuma com moto grande e potente vc nao quer retroceder mais. E como falei no comentario acima eu uso a moto pra dar role fds. E de scooter nao tem graca pq nao corre nem fudendo (cortar giro a 100km/h hauhauhauha pqp zuou).

      Excluir
    2. Então creio que só lhe resta continuar perdendo tempo no trânsito e gastando muita gasolina, rsrs.

      Mas de qualquer forma fico na torcida para que consiga ficar rico logo, mas neste caso imagino que vc não vá mais precisar enfrentar trânsito pra ir trabalhar, aí não vai precisar de scooter pra ganhar tempo e economizar gasolina, rsrs.

      P.S. Qual sua moto atual? ninja 300?

      Excluir
    3. tem nego que e folgado ,vc começa a dar carona uma vez e quando ele te ve de longe ja fica te vigiando te olhando. A pessoa não se toca.não e todo dia que vc tem saco pra aguentar nego no seu ouvido ,muito menos pessoas que sai da emprese não fala de outra coisa que não seja trabanho acho um saco .

      Excluir
    4. Minha atual eh uma Ninja 650R. To pensando em migrar pra uma Z800... Vamos ver...

      Excluir
  9. Parabéns pela moto e posta o carro também! Sou doido nessas máquinas, depois de descontado o dinheiro de investir tudo vai pro carro! Isso de ter que andar arrumadinho é uma bosta mesmo, no meu serviço eu já fico meio desleixado porque não consigo seguir 100% e já ouvi reclamação, então temos que arrumar alternativas. Eu estudaria a possibilidade de deixar um blazer na empresa, chegando lá você se troca. Assim você pode pelo menos diminuir as idas de carro (vai só quando precisar lavar o blazer kkkkkkkkkkk).

    ResponderExcluir
  10. Cada um sabe onde o calo aperta, mas dependendo da situação eu comprava um scooter e tentava manter a outra moto pra viagens.

    ResponderExcluir
  11. Acho que moto é uma das coisas que mais gosto! Desde a faculdade já pensava na minha e via as dos professores estacionada (pensa na moto!) mas hoje como moro muito próximo ao trabalho está descartado porque vou a pé. Se morasse longe provavelmente iria em duas rodas como você estava fazendo.

    grande abrço

    ResponderExcluir