segunda-feira, 10 de junho de 2013

Independência Financeira: qual será o valor da sua?

Hoje resolvi parar pra pensar sobre quanto quero estar ganhando para declarar: Pronto, tenho minha independência financeira!
Take my money é o caralho! MONEY, COME HERE!


Segundo minhas projeções e expectativas, cheguei ao valor de R$ 15.000,00 mensais. Por causa disso, vou "perseguir" esta meta. Tenho total noção que quando eu realmente alcançar este valor através da renda passiva a inflação já vai ter corroído boa parte do que esses 15k significam hoje. Porém, ao longo do tempo, irei ajustando este valor...

Atualmente, com base nos rendimentos de Maio/2013, "pingou" na minha carteira os seguintes valores:
 
Cupom do TD  R$72,16
FII  R$97,83
Total  R$169,99

Este valor corresponde a 1,13% do quanto pretendo ganhar mensalmente. Será uma longa caminhada eu sei, mas tudo bem. Tenho que começar de algum lugar! Todo mês vou fazer este acompanhamento para saber o quão perto estou da minha meta pra a IF!


21 comentários:

  1. o unico cara que pode dizer que atingiu a independencia na blogosfera é o mobral. os demais estão riquissimos, como dividendos, heavy metal, viver de renda et al, mas quem consegue viver com menos chega mais cedo la...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, ainda mais agora que ele virou gigolô kkkkkk

      Excluir
    2. Não entendi porque o Mobral atingiu a independência.

      Eu gosto do valor do moto, 15.000 é um valor fantástico para viver bem pra sempre (15.000 em valores reais). 10.000 e 12.000 também são valores interessantes.

      15.000 é possível fazer sexo diariamente e viajar 4 vezes por ano. Basta viver de forma relativamente minimalista em relação à moradia e utilidades. Se o cara viver com aluguel baixo e utilidades baixo (IPTU, condomínio, água, luz, telefone) ele terá líquido aí uns 12.000 (tirando dos 15.000). São 12.000 livres pra zuar SEM PRECISAR TRABALHAR.

      Só um idiota não acha isso um sonho

      Excluir
    3. "zuar SEM PRECISAR TRABALHAR..."

      E morrer cedo, como o seu ídolo Zyzz, certo?

      Só um idiota acredita que um dia vai parar de trabalhar, tirar férias eternas e viver feliz e saudável pra sempre. Os inteligentes sabem que isso é exatamente o que vc falou: um sonho.

      Pare de espalhar merda na internet, Pobreta.

      Excluir
    4. Qual o problema de parar de trabalhar?

      O sentido da IF é fazer aquilo que se gosta, e isso pode incluir tarefas produtivas.
      Ora, se a pessoa quer ter uma chácara para mexer com terra (algo que dificilmente dá retorno financeiro) sem se preocupar com dinheiro, qual o problema?
      Se alguém quer estudar Física apenas por Hobby sem se preocupar com dinheiro, qual o problema?
      Se alguém quer viajar o mundo pegando onda sem se preocupar com dinheiro, qual o problema?




      Excluir
    5. troll se você é workaholic (o q não parece, 10h da manhã de segunda-feira vagabundeando na net ) problema é seu, pau no seu cu. há quem queira nunca mais trabalhar. mas talvez vc esteja tomando como base o seu emprego, q não pode lá ser muito considerado um TRABALHO kkkkkkkkkkkk. sanguessuga público.

      Excluir
    6. Pobretão: porque os FII dele já rendem o suficiente para as despesas. Então ele não precisaria mais trabalhar. O faz porque deseja um patamar decente.

      E quanto menos se gasta, mais cedo se chega lá. Hoje gasto 1200,00 por mês. Se eu ganho isso num investimento/renda passiva, estou livre do trabalho.

      Irei continuar até mais do que isso, porque quero ter muita grana pra viver bem.

      Excluir
    7. Entendi Anon.

      "O sentido da IF é fazer aquilo que se gosta, e isso pode incluir tarefas produtivas."

      Nenhum problema, afinal pra isso nem é trabalho pro cara, é uma atividade que ele curte. Cada um faz o que quer, agora trabalhar do tipo "bater ponto e levar no cu de chefe das 7h às 20h" isso sim é ser um demente sendo que pode ficar de boa longe da merda do mundo corporativo.

      Excluir
    8. o Troll é um workholic de bosta,mesmo falando que tira "mais de 10k livres" mensais ele j´falou no blog dele que prefere trabalhar ATÉ OS 70!!!

      Vai aproveitar o que com a IF com 70 anos de idade?? Torneios de dominó na praça?? Lar de idoso com sauna e hidromassagem?? tá de sacanagem,seu workaholic chato!

      Excluir
    9. Pobretao: nem sempre é assim.

      numa profissão em que o cara é valorizado (ex. engenheiro, juiz, advogado top, etc) quanto mais velho, mais famoso e melhor pago. Então porque não utilizar isso? Quanto a continuar sendo um bosta de 7 as 20, concordo, só um louco faria isso.

      Eu da minha parte assim que estiver financeiramente independente vou alugar/comprar uma sala, colocar um pc com net, tv, e vou ficar só administrando meus bens e negócios (empresas na bolsa, fII, claro). Não vou querer patrão,. nem ter empresa pra acordar de madrugada e chegar tarde em casa.

      vou viajar com a mulher, comer umas putas durante a semana etc... uma vida simples e regrada, mas rica.

      Excluir
    10. Se um trabalho é um fardo, como já foi para mim, não é preciso esperar 15 anos, sofrendo, até acumular R$ 1 milhão para procurar uma atividade melhor. Vcs precisam entender que isso sim é idiotice: permanecer num emprego de merda sem perspectiva de crescimento enquanto se é jovem, ficando cada vez mais infeliz, gordo e rabugento.

      Se não está satisfeito com seu trabalho, basta se esforçar para procurar outro melhor, talvez até dentro da mesma área, mas em outra corporação. Agora, se o sujeito não gosta de NENHUM trabalho, o nome disso é "síndrome do parasita". Para um vagabundo de nascença é ainda mais perigoso não depender de trabalho e ter recursos abundantes, já que alguém que não consegue assumir responsabilidade e produzir algo bom para a sociedade, tende a só fazer merda na vida para preencher o vazio, como beber e dirigir, ostentar, fazer filhos e não assumir, etc. É como diz o velho ditado: cabeça vazia é oficina do capeta.

      E outra coisa, caiam na real: uma pessoa que se aposenta com 40 anos, pode estar apenas na metade da vida, já se tocaram? Quem vai aguentar surfar e viajar por 40 anos?

      Uma vida sem trabalho apenas leva uma pessoa a demência e a morte prematura. Vcs podem gostar do Pobreta, mas pensem nisso.

      E só corrigindo o que falaram acima, não irei trabalhar até os 70 anos. Vou trabalhar enquanto a saúde permitir!

      Excluir
    11. Colega,
      Ter independência financeira não é para ficar parado, mas sim para poder se dedicar aquilo que gosta.
      Você está coberto de razão quando diz que quando se é jovem deve-se procurar trabalhos mais motivadores e gratificantes.
      A pessoa pode viajar, surfar, e ajudar uma comunidade carente. Pode-se dedicar a algum hobby intelectual que não seja compensador financeiramente, a gama de alternativas quando se tem tempo e estabilidade financeira é gigantesca.

      O conceito de produzir algo bom para a sociedade é muito relativo. Pegue-se os servidores públicos federais (eu também sou da "elite funcional" como você gosta de falar no seu blog). É questionável o que nós realmente produzimos para a sociedade, em relação ao que tomamos dela.
      Assim, talvez alguém que faça teatro na rua e coloque sorriso na boca das pessoas, produza mais efeitos positivos para uma vida social harmoniosa, do que algumas outras atividades tidas como produtivas.

      Apenas um insight.

      Soulsurfer

      Excluir
    12. Troll,40 anos se divertindo é melhor do que 40 anos numa rotina horrível sendo pau mandado de gordo com bafo e mau-humor diário.

      É possível sim não trabalhar,viver de IF e ser responsável. Só de nós estarmos aqui na blogosfera financeira discutindo isso,já é um sinal de que temos discernimento o suficiente pra não cometer as burradas que vc citou " tende a só fazer merda na vida para preencher o vazio,como beber e dirigir,ostentar,fazer filhos e não assumir"(que muitos cometem,infelizmente)...

      Excluir
    13. caralho codorno, parabéns, estou mudando minha visaõ a seu respeito, voce parece ser bem mais centrado do que eu imaginava. muito melhor voce discutindo do que trollando.

      abraço

      Excluir
    14. Seu imbecil, a questao nao eh surfar e viajar por 40 anos. Mas eh ter a OPCAO de fazer isso CASO ELA QUEIRA.

      Ficando infurnado na porra do escritorio de 8 as 18 com uma merda de uma ferias de 28 dias corridos ao ano nao te da opcao pra fazer nada. e ainda tem os desgracados com filhos q te acham o fdp-mór se vc resolve tirar ferias em julho/dezembro/janeiro pra poder viajar com sua familia tb

      Mundo corporativo eh um lixo e tenho vontade de dar um tiro em tds os meus chefes filhos da puta q ficam no escritorio ate tarde e ainda tem os pelasaco q acompanham pra ve se ganham uma promocao por tabela

      Excluir
    15. Boa anon aí de cima.

      Deixa esses workaholics com a opinião cu deles. Deixa eles lá no escritoriozinho deles enquanto nós arrasamos panicats e tomamos brejas na terça de manhã na beira da praia.

      Excluir
  2. Olá Moto,

    Vc chegou a ver este post meu?

    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2012/11/definindo-o-valor-da-renda-passiva-para.html


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tinha visto.

      Achei interessante sua divisao, mas nao tenho paciencia para preencher...

      Basicamente, meu modo de gastar é baseado em orçcamentos fixos e variáveis.

      Preenchi sua planilha para dar de exemplo, no quanto espero gastar no futuro:
      Itens Até os 25 anos
      filho(s) N/A
      financiamento apartamento/Aluguel 2.000
      alimentação 500
      plano de saúde 300
      auxílio aos parentes N/A
      reserva troca de carro N/A
      diversão N/A
      condomínio 500
      produtos duraveis diversos N/A
      vestuário N/A
      reserva para férias N/A
      faxina 320
      gasolina 500
      seguro carro 500
      presentes de natal N/A
      datas comemorativas (dia dos pais, mães...) N/A
      Internet e telefone 300
      ipva e outros 125
      manutenção do carro 417
      computador N/A
      luz 500
      presentes de aniversarios N/A
      dentista N/A
      TV a cabo N/A
      conta celular 120
      iptu No aluguel
      lanche N/A
      remédio N/A
      doação N/A
      hig pessoal N/A
      estacionamento N/A
      corte de cabelo N/A
      limpeza carro N/A
      Investimento (Faltou aqui) 5000
      tarifas bancarias 0
      anuidade cartão de crédito 0
      doc/ted esporádicos 0

      Total Mensal 11.082
      Total em 1 ano 132.980

      Veja que se eu conseguir atingir minha meta de 15k mensais, no mínimo, garantido (eu me conheço, sei que para eu contar com 15k garantidos terei que, pelo menos ha um ano, estar tirando mais do que 20k)"apenas" 11k já estão destinados a um gasto fixo (isso considerando a parte de "Investimento" que corresponde a 1/3 da renda pretendida - que pode sofrer alterações). Deste modo, gastos que eu considero variaveis serão alocados pelos 4k restantes. Mas ai vai depender do meu humor, do que estiver acontecendo, etc. Quantificar estes gastos variaveis, pra mim, nao funciona! Nesses 4k entram os gastos com cartao de credito, diversao, lazer, etc. Mas td isso pode variar pra mais ou pra menos... Sao gastos que, dependendo do tipo (diversão por exemplo) podem ser zerados sem fazer mta falta no mês. Do mesmo modo que posso ter uma doença/acidente/caso grave na familia que faça com que eu tenho que agastar 10k por mes, entao eu teria que fazer cortes em outras areas (a principio, investimento, pois, teoricamente, ja alcancei minha IF no valor desejado e o resto, literalmente, seria apenas lucro).

      Acho mto dificil quantificar o orcamento variavel pq eu funciono mto na base do momento. Ha 2 meses atras meu cartao estava batendo na casa dos 3k... entao busquei diminui-lo dando uma segurada nas contas, na diversao, etc... Hoje ja ta por volta de 1,5k... e espero que em 3 meses ele caia para 1k novamente, que eh um valor confortavel pra mim.

      Excluir
    2. 15K é muito pra mim.... uns 6k já estaria satisfeito.

      Excluir
  3. 15k é um valor razoável pra mim também.
    Mas o ideal é ir fazendo ajustes no decorrer do tempo.
    Eu tenho uma planilha dos meus gastos desde 2011. Tinha época que anotava até o que gastava com flanelinha, mas isso já é exagero.
    Mas pelo menos com esse método consigo monitorar tanto o gasto em geral, como os excessos de supérfluos, como idas a restaurantes ou viagem.

    Meu primeiro mês como investidor, em Março do ano passado, tive um rendimento de 11,00 reais de um FII. Hoje em dia recebo por volta de 500,00. Por tanto não desanime que a bola de neve está só começando a rolar. É seguir firme e forte no plano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem que anotar flanelinha sim. Tem que anotar até clips.

      È assim que se faz orçamento pessoal no regime "competência".

      Qualquer coisa que escapa é grana no ralo.

      Excluir